Aprendendo com as fábulas.
INTRODUÇÃO
As fábulas são pequenas histórias que em seu final consta uma lição, ou seja uma moral e que a moral contida nas fábulas possibilita um crescimento cognitivo dos alunos, onde os mesmo podem relfetir sobre suas ações fazendo uma ligação da moral da fábula com sua própria vida. Portanto descobriremos juntos o mundo fantástico das fábulas.
TAREFAS
Pesquisar o que são fábulas;
Em dupla deverão ler a fábula da "Cigarra e a formiga" e modificar o final da fábula;
Em grupo de 3 deverão escolher uma fábula e ler para os colegas;
Explicar o que significa a moral da fábula lida e se a turma concorda com o que diz a moral? E por quê?
Cada grupo deverá escolher uma "moral" e deverão construir uma fábula partindo da moral escolhida, não esquecendo que nas fábulas os personagens são animais;
Após feita as fábulas os grupos deverão fazer uma ilustração.
PROCESSSO
A turma será dividida em grupos de 3 componentes e em duplas;
Pesquisar na Bibliotecae na Internet várias fábulas;
Ler, modificar, criar e ilustrar novas fábulas;
Ler para turma fábulas conhecidas e as novas produções;
Pesquisar na internet as seguintes fábulas: A raposa e as uvas, O leão e o ratinho, Advinha o quanto te amo, A Lebre e a tartaruga; As árvores e o machado.
AVALIAÇÂO
Aavaliação será feita levando em consideração a participação dos alunos durante as aulas, obedecendo os critérios dos propostos, tais como: dedicação, participação nas atividades de pesquisa, comportamento e comprometimento durante todos os trabalhos.
CONCLUSÂO
Espero que ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de itendificar uma fábula e compreender sua moral , eque este trabalho tenha despertado nos alunos o gosto pela leitura, de modo especial pelas fábulas e que osalunos tenham também aprendido como é importante o trabalho em grupo. Portanto ao concluir esta proposta de trabalho espero que os alunos tenham desenvolvido habilidades como: ler, interpretar, explorar e produzir texto e realizar pesquisas na internet.
sábado, 28 de maio de 2011
quarta-feira, 25 de maio de 2011
“Ser” professor X “Estar” Professor
No dia 15 de outubro é dia do professor, levando em consideração essa data comemorada por muitos, levanto aqui um questionamento:
Qual a diferença entre "Ser" Professor e "Estar" Professor?
Ser Professor é doação, é dedicação, é dar a vida pelo bem-estar do outro, é ser amigo, irmão, companheiro daqueles querem aprender e porque não, aprender com aqueles que querem ensinar?
Ser professor é abrir o coração para as dificuldades, é exigir também por dignidade, por melhores salários, por uma educação mais justa e fraterna.
Ser professor é amar, é compartilhar o que aprendeu com os que foram e que ainda são professores, é plantar a sementinha da esperança e da justiça na mente e no coração de cada aluno.
Ser professor é simplesmente e orgulhosamente "ser" professor.
Muitos pensam que não há diferença entre "ser" e "estar" professor, mas digo-lhes que há e como há.
Estar professor é trabalhar por obrigação, é não ter compromisso com a educação, é viver descontente.
Estar professor é não se alegrar com as conquistas, é pensar que nunca vai ser valorizado, é não corresponder com as expectativas daqueles que querem um mundo melhor.
Estar professor é não ter tido oportunidade de ser um doutor.
Estar professor é não poder dizer:
Apesar de alguns infortúnios, eu amo minha profissão, com muito orgulho EU SOU PROFESSOR.
A todos aqueles que SÃO PROFESSORES, meu apreço e minha admiração.
Professora de Portu
Assinar:
Postagens (Atom)